Página inicial > Últimas Notícias > Análise gravimétrica vai mensurar tipo de lixo produzido em Recreio

Análise gravimétrica vai mensurar tipo de lixo produzido em Recreio

• Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 11h22
  • Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 11h24

Durante esta semana todo resíduo sólido coletado pela Prefeitura Municipal está passando por uma análise gravimétrica com objetivo de mensurar o tipo e a quantidade de lixo produzido em Recreio. O exame faz parte da 3ª etapa da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS.

Os trabalhos sob a responsabilidade da Ideal Consultoria Ambiental são realizados na Usina de Reciclagem de Conceição da Boa Vista, com coordenação da equipe de elaboração do plano e parceria da ACRAP – futura operadora da Usina. Lembrando que desde 2017 a atual Administração Municipal vem trabalhando para reativar a Usina, fechada em 2015. Neste momento a licença ambiental para início da operação está em fase de análise nos órgãos ambientais do Estado.

Após os estudos do lixo produzido em Recreio, os mesmos serão destinados ao aterro sanitário União Reciclável, localizado na BR-116, como é feito desde 2015, quando a Usina de Conceição foi fechada.

Toda a pesquisa realizada por meio da gravimetria em breve será divulgada. A elaboração do PMGIRS em Recreio está em conformidade com a Lei Federal 12.305/2010. Segundo a legislação, o município que não elaborar este documento não consegue recursos para investimentos na área de destinação adequada do lixo.